Programa Operacional: “Madeira 14-20”

Designação do Projeto: "FormaSpot - Formação on Spot"

Objetivo: FormaSpot é um projeto de I&D cujo objetivo é o de desenvolver um sistema inteligente de apoio à Aprendizagem ao Longo da Vida, dando acesso à formação de interesse na zona geográfica do aluno, aconselhando e materializando as suas qualificações em sucesso profissional. Terá um marketplace global de oferta formativa e um agente Machine Learning. A confiabilidade das qualificações será assegurada através de tecnologia Blockchain.

Eixo Prioritário 1 - “Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação"

Entidade promotora: GROOVY PLANET LDA

Código da operação: M1420-01-0247-FEDER-000036

Data de aprovação: 07-01-2020

Data de início: 04-02-2020

Data de conclusão: 28-02-2022

Custo Total Elegível: 738.322,85 €

Apoio total: 525.618,91 €

Apoio da União Europeia: 446.776,07 €

Apoio Público Regional: 78.842,84 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

A GROOVY PLANET LDA definiu os seguintes objetivos para este processo:

  • 1 – Investigar a tecnologia para desenvolver o sistema FormaSpot, passando a equipa da GROOVY PLANET a dominar áreas chave como: Machine Learning, Blockchain;

  • 2 - Provar o conceito FormaSpot com utilizadores de toda a comunidade, a envolver, beneficiando do Madeira Living Lab;

  • 3 – Aumento da capacidade interna da GROOVY PLANET para desenvolvimento de software, complementando a oferta formativa e criando uma equipa de I&D;

  • 4 – Promover a ligação entre Aprendizagem ao Longo da Vida, na filosofia de formação acreditada e contínua, e a empregabilidade;

  • 5 – Estabelecer uma mais célere ligação entre alunos e universidades, e entre formandos e entidades empregadoras;

  • 6 – Contribuir para garantir o mínimo de risco de fraude em qualificações académicas e competências e aptidões profissionais;

  • 7 – Aperfeiçoar e validar um modelo de preços baseado em "fees", permitindo criar rapidamente oferta diversificada e fidelizando clientes;

  • 8 – Alcançar negócio em países como a Ucrânia, através do fornecimento de soluções FormaSpot adaptados às realidades existentes, e que potenciem a formação da população, permitindo alavancar o aproveitamento das suas capacidades no exterior;

  • 9 – No âmbito regional, estabelecer uma rede de colaboração entre investigadores da GROOVY PLANET e da UMa, aliados a escolas profissionais no turismo, que procuram trabalhar com a indústria hoteleira regional de forma a tornar o destino Madeira mais competitivo e apelativo;

  • 10 – Conseguir a colaboração de doutorados com a GROOVY PLANET;

  • 11 – Utilização do conhecimento de clientes como a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira para testar conceitos de negócio e de usabilidade, e fazer "roll out” comercial do FormaSpot em força no sector do turismo;

  • 12 – Criação da marca FormaSpot e registo da Propriedade Intelectual resultante do projeto a nível internacional;

  • 13 – Definir um Roadmap de longo prazo para guiar a evolução da tecnologia subjacente ao FormaSpot, de modo a poder desenvolver futuras gerações de produtos, e incorporar novos serviços, criando assim uma estratégia de I&D.